Cultura Finlandesa

Literatura


    
                                                                (Imagem: Wikipedia)



A cultura finlandesa apoia-se numa base emocional que, desde muito cedo, foi ligada à emancipação nacional, ganhando a sua força e voz através da literatura. Distinguiram-se vários escritores que, não só relataram a vida da sociedade nos seus livros, como também se esforçaram para desenvolver a educação do povo - em finlandês. A existência de uma língua própria reforçou a ideia do direito à existência de um povo unido, com as suas próprias fronteiras. J.V.Snellman e Aleksis Kivi, foram imortalizados nas páginas da história como uns dos muitos escritores e autores consagrados da literatura finlandesa, tal como o pai da epopeia nacional "Kalevala", Elias Lönnrot. Todos, e cada um à sua maneira, traçando o futuro das tradições literárias finlandesas.


Música


Nightwish, maior banda da história da Finlândia com mais de 7 milhões de discos vendidos pelo mundo. (imagem: Wikipedia)




Música Finlandesa tem nitidamente influências escandinavas. Folk e o symphonic metal são muito populares por lá.
Aqui vai uma lista de bandas, cantores (as) de lá.

Que cantam em inglês obviamente são as mais famosas mundialmente, entre elas estão:

HIM (metal)
Stratovarius (metal)
Apocalyptica (metal)
Sonata Arctica (metal)
Nightwish (metal)
The Rasmus (rock)
Childrem of Nodom (metal)
Norther (metal)

Bandas que Cantam em Finlandês

Värttinä (música folclórica) 
Apulanta  (rock)
PMMP  (pop-rock)
Teräsbetoni (metal)
Korpiklaani (metal)
Popeda (rock)
Haloo Helsinki! (rock)


Cantores (as) que cantam em Finlandês

Anna Puu (pop)
Suvi Teräsniska (pop)
Jenni Vartiainen  (pop)
Chisu (pop)
Erin (pop)
Jukka Poika (reggae)
Maija vilkkumaa (pop)
Pariisin Kevät (pop-rock)



Gastronomia 


Primeiramente, finlandeses apreciam comida sofisticada, mas consomem com moderação. Delícias gastronômicas e hábitos saudáveis andam de mãos dadas.

 Frutas - Inúmeras variedades de frutos vermelhos silvestres como morangos, mirtilos, framboesas, airelas vermelhas, frutas do espinheiro marítimo e framboesas árticas.

   A Finlândia é o maior país consumidor de café do mundo e para minha felicidade, pois eu sou apaixonado, viciado e louco pelo mesmo, rsrs. 

   Salsichas são muitos populares. A gordura animal nas salsichas é muitas vezes substituída por gorduras vegetais, e enriquecidas com ingredientes mais saudáveis com efeitos benéficos para a saúde. As papas de aveia  são muito apreciadas, e muitas famílias preferem farelo, cereais, iogurte e leite. O pão é obrigatório, e cada vez mais há uma maior variedade de pão integral. 


karjalanpiirakka - (ou pastéis da carélia, região da carélia

é um pastel tradicional da Finlândia. a massa é preparada com farinha de centeio, podendo o recheio ser com arroz ou batata. Os pastéis são, depois, cozidos em forno quente. No fim, são pincelados com uma mistura de leite e manteiga, podendo ser barrados com uma mistura de ovo, manteiga  e salsa , ou até mesmo acompanhados com presunto.


kalakukko -

pastéis redondos em forma de pão recheados com peixe e carne gorda de porco.

leipäjuusto -

Um dos queijos mais conhecidos da Finlândia, um queijo de sabor suave e servido em forma de pão.  outro Queijo bastante popular é o ''kotijuusto'', caseiro preparado com soro de leite coalhado

Maksalaatikko -

Consiste num arroz de forno com fígado de bovino. O arroz previamente cozido é colocado num recipiente próprio para ir ao forno, juntamente com o fígado, toucinho fumado, ovos, caramelo, cebola e leite e essa mistura é assada no forno. este prato é bem comum nas mesas na época do natal.

Mustamakkara - 

é uma morcela,  preparada misturando carne de porco, sangue de porco, banha, centeio esmagado, cebola em pó e farinha e é uma especialidade da cidade de Tampere. 

Pulla - 

é um pão de sobremesa, levemente doce,  com sementes de cardamono (gengibre)


Esportes

Primeiramente, devemos saber que a Finlândia teve a chance de receber os Jogos Olímpicos de Verão de 1952. 


                                                               (imagem: Wikipedia)

O país tem na atualidade vários nomes conhecidos do desporto internacional, onde se destacam o multi-campeão olímpico Paavo Nurmi, o maior dos Finlandeses Voadores; o nadador Jani Sievinen; o futebolista Jari Litmanen; nos desportos motorizados, os campeões de Fórmula 1: Keke Rosberg, Mika Hakkinen e Kimi Räikkönen, bem como o também piloto de Fórmula 1 Heikki Kovalainen; e o bicampeão mundial de Snowboard Peetu Piiroinen, medalha de prata nos jogos olímpicos de inverno em 2010.
A Finlândia é um país tradicionalmente forte no lançamento do dardo, sendo titular de 14 das 39 medalhas de ouro já disputadas nas olimpíadas. O esporte mais popular do país é o hóquei no gelo. A seleção nacional tem uma medalha de ouro no campeonato mundial, além de diversas medalhas de prata e bronze.
O Pesäpallo (também conhecido como "basebol Finlandês") é habitualmente mencionado como o desporto nacional da Finlândia.





2 comentários:

  1. Que país tão curioso em todos os seus aspectos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente apaixonada pela Finlândia!Ainda voy realizar o meu sonho de ir lá!!

    ResponderExcluir