quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Caso Partitivo

Olá! Vou falar primeiramente sobre o Caso Partitivo, pois é um caso bem complexo e chatinho.


Ele é usado em várias situações que são:


1. Depois de números:

Substantivo                                 Partitivo     

kuppi                                          kaksi kuppia  (dois copos)
olut                                              kolme olutta (duas cervejas) 
nainen                                        neljä naista (quatro mulheres)
talo                                             viisi taloa (cinco casas)


2. Depois de palavras que expressam tamanho/medida:

Substantivo                                 Partitivo   

kahvi                                            kuppi kahvia  (um copo de café)
banaani                                       monta banaania (muitas bananas)
kilo                                              puoli kiloa (meio kilo)

3. Quando você poderia usar a palavra "alguns": 

Substantivo                                 Partitivo   

kahvi                                          Juon kahvia (eu bebo algum café)
banaani                                     Ostan banaania. (eu comprei algumas bananas)

4. com alguns verbos:

Verbo                                    Oração

rakastaa                                Minä rakastan sinua ( eu amo você)
pelata                                    Me pelaamme tennis (nós jogamos tênis)
auttaa                                    Me autamme hän (nós ajudamos ele)
opiskella                               Sinä opiskelet suomea. (você estuda finlandês)

5.  com preposições:

Substantivo                           Oração

takki                                   ilman takkia (sem o casaco)

6. com afirmações negativas

Minulla ei ole autoa. ( eu não tenho um carro)
En nähnyt hän. (eu não vejo ela)

7. com saudações

Hyvää huomenta! (bom dia)
Tervetuloa! (bem-vindo) 

8. Ação incompleta (quando ela está acontecendo, você coloca o objeto no partitivo) 

Minä luen kirjaa. (eu estou lendo um livro)
Minä luin kirjaa. (eu estava lendo um livro)


Formação:


1° regra: Palavras terminadas em uma vogal (exceto em ''e'') acrescenta ä ou a seguindo a Harmonia vocálica que vocês já conhecem.

Talo - Taloa
Kirja- Kirjaa
Paivä - Paivää

2 regra: Palavras terminadas em duas vogais (mesmo a última sendo ''e'') acrescenta ta ou tä.

Radio - Radiota
pää - pää
maa- maata


3. regra: palavras terminadas em consoantes, acrescenta ta ou tä.

kirjain- kirjainta
mies - mies
kallis -kallista

4 regra: Palavras terminadas em ''e'' acrescenta tta ou ttä.

huone - huonetta
kirje - kirjetta



Pronomes:

Nominativo           Partitivo 

Minä                       minua
Me                          meitä
sinä                        sinua
tämä                       tätä
mikä                       mitä


Também tem o partitivo plural que são outras regras e outras terminações e isso farei quando eu estudar mais a respeito. obrigado e até a próxima!
  

Um comentário:

  1. Acho que o ponto 3 foi meio uma forçação de barra, já que não conheço ninguém que diga "Eu bebo ALGUM café".

    "Juon kahvia" quer dizer apenas "Bebo café".

    Em muitas línguas existem artigos partitivos. A ideia expressa não é de "algum", mas de uma parte de um todo.

    Quando alguém diz "Bebo café", ela não bebe todo o café do mundo, mas apenas um pouco de café de um todo, por isso se usa o partitivo.

    Em francês e italiano o partitivo também existe:
    Je bois du café. -> Ao pé da letra: Eu bebo do café. (Ou seja, eu bebo uma parte dele)
    Mas em português dizemos sem artigo: Eu bebo café e como banana. (Nao tem a palavra "algum(a)")

    Abração

    ResponderExcluir