quarta-feira, 10 de julho de 2013

Conjugação dos 5 tipos verbais (presente)

Hora de conjugá-los, mas antes disso, vamos conhecer os sufixos de cada pronome. 


minä (eu) - n
sinä (você) - t
hän (ela/ele) - duplica ultima vogal (há exceções)
me (nós) - mme
te (vocês) - tte
he (eles/elas) - vat ou vät


Verbo tipo 1


Última vogal desaparece e acrescenta -se o sufixo de determinada pessoa depois do verbo.

Puhua (Falar)

Minä puhun
Sinä Puhut
Hän puhuu
Me puhumme
Te puhutte
He puhuvat

Verbo tipo 2


Desaparece da ou dä e acrescenta-se o sufixo de determinada pessoa.

Syödä (comer)

Minä syön
Sinä syöt
Hän syö
Me syömme
Te syötte
He syövät


Verbo tipo 3


Desaparece la,lä,na,nä,rä,rä e acrescenta -se ''e'' e o sufixo de determinada pessoa.


opiskella (estudar)

Minä opiskelen
Sinä  opiskelet
Hän opiskelee
Me opiskelemme
Te opiskelette
He opiskelevat



Verbo tipo 4


Última sílaba desaparece e acrescenta -se ''a'' e o sufixo de determinada pessoa.

Haluta (querer)

Minä haluan
Sinä  haluat
Hän haluaa
Me haluamme
Te  haluatte
He haluavat


Verbo tipo 5


Última vogal desaparece e acrescenta -se ''se'' e o sufixo de determinada pessoa.

Valita (escolher)

Minä valitsen
Sinä  valitset
Hän  valitsee
Me  valitsemme
Te   valitsette
He valitsevat



Agora é estudar!. Nähdään!



Nenhum comentário:

Postar um comentário