terça-feira, 9 de julho de 2013

Finlandês: Algumas características

         Finlandês é um idioma da família urálica do grupo fino-permiano que também fazem parte o estoniano e o húngaro. é uma língua aglutinante, totalmente fonético e extremamente lógica.
         No Finlandês não existe artigos, preposições, gênero, tempo futuro e possui 16 declinações que são usadas para os substantivos, adjetivos e todos os pronomes (falarei mais adiante sobre elas).
         As vogais predominam na fala e encontros consonantais são raros. é comum também a existência de vogais e consoantes duplicadas e neste caso são pronunciadas de forma mais longa ou com pausa. Existem o fenômeno da Harmonia vocálica como nas demais línguas fino-permianas que também explicarei mais adiante. 
        Os finlandeses flexionam não somente os verbos, mas também as palavras. Suas preposições são colocadas atrás das palavras combinando com o tipo de verbo que vem em frente. A frase é invertida, comparada com o português. Numa frase você deve flexionar todas as palavras que sofrem alguma ação.

      Finlandês é um idioma difícil? Ao contrário do Inglês que começa fácil e vai ficando difícil, o finlandês é diferente. começa difícil, mas depois que você aprende as  zilhões de regras, fica muito mais fácil.  Em resumo, é uma língua difícil sim, mas nada assustador. falam que é o idioma mais difícil da Europa. EU não concordo. acho Polonês, Alemão, Russo, Húngaro muito mais difíceis, mas isso vai de cada um.

Um comentário: